NOSSO BLOG

Robert Redford Escolhe se Aposentar com 82 Anos!


Robert Redford não especificou suas razões nesta semana para sua aposentadoria anunciada de atuar, mas talvez o título de seu último filme The Old Man e Gun forneceu um sinal.

O célebre ator reticente, agora com 82 anos, tem trabalhado de forma constante e produtiva, mas não estrelou um sucesso genuíno desde Out of Africa 30 anos atrás.

Seus dias de glória, é claro, foram os anos 70 quando ele recebeu aplausos em Butch Cassidy e Sundance Kid e All the President’s Men.

Mas o legado de Redford também reside no Sundance Film Festival e em sua fervorosa defesa das causas ambientais. No auge do sistema de estúdios, as principais estrelas tendiam a se aposentar com o início da meia-idade, quando os contratos acabavam ou quando os escândalos prejudicavam sua influência nas bilheterias.

Clark Gable estava em seus 40 anos quando a Segunda Guerra Mundial estourou e ele surgiu para encontrar o sistema de estúdios em colapso. Os atores de hoje, no entanto, parecem estar se rebelando contra o ageism: provavelmente o filme mais caro deste ano será The Irishman da Netflix, estrelado por Bobby De Niro (74 anos), Al Pacino (78) e Joe Pesci (75) dirigido por Martin Scosese (76).

Além disso, Clint Eastwood (88) está envolvendo seu mais recente filme (The Mule) e ele até está desempenhando um papel importante nele.

O sucesso do The Book Club este ano demonstrou a resiliência da comédia geriátrica feminina (estrelou Jane Fonda, Diane Keaton e Candice Bergen, nenhuma das quais tem menos de 72 anos).

Redford surgiu como uma estrela em um momento nos anos 60, quando jovens cineastas como Francis Coppola ou cineastas como Dennis Hopper haviam conquistado a atenção de Hollywood. Um grande fracasso intitulado The Chase (1966) foi pensado para marcar a irrelevância do sistema estelar (um jovem Redford estrelou com Marlon Brando e Jane Fonda), e também sugere o fim da breve carreira de Redford. Mas o jovem ator era determinado e ambicioso. Nunca tendo feito comédia, ele, no entanto, lutou por um papel em Barefoot in the Park (1967) e, em seguida, exibiu seu alcance em Downhill Racer (1969). Resistente e muito reservado, Redford, criado em San Fernando Valley, personificava a jovem estrela de Hollywood enquanto desdenhava o estereótipo. Ele estava famosamente atrasado para reuniões, ou muitas vezes simplesmente um não-show. "A ambição do jovem Redford era tão quente quanto sua personalidade era fria", observou Michael Ritchie, diretor do Downhill Racer. Em um momento em que jovens atores étnicos, como De Niro e Jimmy Caan, estavam chamando a atenção, Redford era "o goy", observou Sidney Pollack. A escolha de Redford's Ordinary People como seu primeiro show de direção pareceu confirmar essa caracterização. O filme vencedor do Oscar focou em uma família reprimida do Meio-Oeste que se mostrou emocionalmente incapaz de lidar com a tragédia familiar. Ele retornou a semi-aposentada Mary Tyler Moore para o centro do palco.

Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • YouTube Long Shadow
  • Google+ Long Shadow
Featured Posts
Posts Recentes
  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • YouTube Clean
  • Google Clean

© 2023 por Transubstanciar . Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • YouTube Clean
  • Google Clean