NOSSO BLOG

Transubstanciar Entrevista Rapha Pinheiro


T:Estamos aqui com Rapha Pinheiro , autor independente,criador dos Tomos de tessa,tranquilho?

RP:Tranquilo.

T:O que eu queria saber é de 2009,2010 em diante a gente teve uma proliferação de quadrinho independente no mercado Brasileiro e pra você como autor isso é bom,ajudou,isso dificultou ou isso criou meio que uma nota de corte que o quadrinho tem que ter essa qualidade pra ser publicado?

RP:Olha,eu só peguei essa fase com muita gente e eu acho ótimo, é bom porque mais gente consumindo e mais gente produzindo força a gente a melhorar nosso trabalho porque a gente tem que fazer alguma coisa boa,pensando positivo, a comunidade está crescendo , está no momento certo de fazer quadrinho.

T:Eu falei hoje cedo com o Marcatti que já está a um tempinho no mercado,o quadrinho brasileiro em geral ele é marcado por BOOMS,a gente teve o BOOM dos anos 80 de quadrinho de humor ,que teve Chiclete com Banana,Los 3 Amigos,Geraldao, dai tivemos um BOOM de quadrinho de horror e atualmente a gente está com um "BOOM" de quadrinhos independentes ,você acha que isso vai durar mais,que isso vai acabar daqui a pouco,que isso vai virar outra coisa?

RP:Realmente ,eu não sei dizer,mas espero que dure,pra gente virar um mercado Europeu que está a décadas funcionando e é uma mídia que se mantém,tomara que aqui aconteça isso.

T:Legal,e no caso de 2013 em diante tivemos uma entrada grande de mulheres nos quadrinhos qual é a sua opinião sobre isso?

RP:Po,eu acho isso ótimo,cara,já tem preconceito por ser mulher, e hoje em dia já está tendo essa consciência de que se o material e bom não importa o gênero ,e é isso ai torço por elas.

T:Legal,e você teria interesse em transformar os Tomos de Tessa numa Animação?

RP:Cara,originalmente,eu queria fazer um jogo de videogame de os Tomos de Tessa,mas como depende de uma equipe e tem programação e não é tão simples ,assim,eu acabei,fazendo um quadrinho,mas eu faço todos cenários em 3D , então se eu for fazer eu game num futuro próximo , dá pra aproveitar o cenário ,eu to fazendo pensando que no futuro pode rolar um curta-metragem,uma animação,um game,sempre pode rolar isso.

T:Legal,os Tomos de Tessa , eles tem a versão física e digital ou não?

RP:Sim,eu comecei na internet,começou como webcomics,eu estava morando fora e os gringos gostam de quadrinhos , gostam de Ficção Científica , e começaram a pedir pra eu fazer a versão física , e deu super certo lá e agora eu trouxe pra cá e tomara que de certo aqui também.

T:Legal,e os Tomos de Tessa e mais voltado pra fantasia,ficção cientifica,capa e espada, tá ,e no caso você gostaria de trabalhar com outros gêneros ,como quadrinho de terror ou outro?

RP:Mais ou menos, é difícil ,colocar num gênero assim , se fosse isso seria uma mistura de O Senhor dos Anéis com Star Wars com Stargate dai vai sair os Tomos de Tessa,com certeza,na verdade,apesar dos Tomos de Tessa,estou com um projeto preto e branco,tudo no nanquim ,entendeu chamado Emboaba ,mostrando meio que o lado realista do folclore brasileiro,então vai ter curupira matando gente,a intenção disso é montar o portfólio ,eu quero fazer varias coisas espero que de certo.

T:Entao uma coisa que eu passei a perceber ,faz pouquinho tempo ,eu venho no FIQ desde 2009 essa é a quarta edição , em 2009 tinham 6 mesas dessas,hoje tem 133 ,e alguns dos caras que estão ali ,eram caras que estavam aqui e começaram a produzir por conta e hoje eles tem a editora deles,que não é uma coisa tão fácil de acontecer,mas está acontecendo,você pega o Luciano Salles que é dono da Mino Editora e pega o Estevão Ribeiro que é dono da Aquário Editora que começou com a Balão Editorial e já criou o negócio dele ,você tem aspiração de fazer um negocio desse no futuro ou não?

RP:Olha,o sonho na verdade , e agora eu to aqui paguei pra estar aqui,o sonho e me convidarem pra estar aqui,essa é a ideia .

T:Obrigado.

RP:Obrigado,cara é isso ai foi um prazer.

T:O Prazer foi meu.

Tags:

Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • YouTube Long Shadow
  • Google+ Long Shadow
Featured Posts
Posts Recentes
  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • YouTube Clean
  • Google Clean

© 2023 por Transubstanciar . Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • YouTube Clean
  • Google Clean