NOSSO BLOG

Transubstanciar Entrevista Guilherme De Sousa


T:Estamos aqui com Guilherme De Sousa,quadrinista independente,criador de A Última Bailarina,acabou de lançar o FiFo aqui no FIQ , tudo bem?

GDS:Oba,fala rapaz,tranquilinho?

T:Tranquilo.

T:Queria saber o seguinte de 2009,2010 em diante a gente tem tido uma proliferação de quadrinistas independentes aqui no Brasil,isso pra você como autor ajuda,dificulta ou cria uma nota de corte ,tipo tal trabalho tem que ter essa qualidade pra sair ?

GDS:Eu acho que esse aumento no numero de quadrinistas independentes e reflexo de uma procura maior do público,que tem buscado mais no mercado de quadrinho que não seja apenas o mainstream , que e o quadrinho de super-herói , o público tem aumentado e devido a isso o número de artistas oferecendo material aumenta,assim esse tipo de aumento,e bom pra todo mundo , fico feliz,porque junto com aumento do público,tem aumento no numero de eventos a gente teve ano passado,vai ter a segunda CCXP que foi o clímax voltado não apenas pro leitor de quadrinho,mas com uma grande parcela do evento destinada a isso,o Artist Alley deles teve uma quantidade record ,esse aumento é natural e é bom tanto pros leitores quanto pra quem faz quadrinhos.

T:Legal,eu estive conversando mais cedo com o Marcatti, e ele disse que o quadrinho brasileiro vive de BOOMS,teve o BOOM do quadrinho de humor nos anos 80 com Angeli,Glauco,Chiclete com Banana,dai tivemos um BOOM de quadrinho de terror e atualmente nos temos um "BOOM" de quadrinho independente você acha que vai continuar nisso,vai melhorar ou vai virar um negócio diferente?

GDS:Acho que não só quadrinhos,mas Cinema,movimentos de Cinema,outras mídias , as coisas são cíclicas , pode ser um gênero,um aspecto ,uma forma de se fazer ,eu sinceramente não sei onde isso vai dar,meu desejo é que isso fomente uma indústria mais firme,com novos títulos nas livrarias ,com mais acesso a autores não tão conhecidos ,isso é o meu desejo,se a gente vai ver isso acontecer ,se vem ou não é algo pra esperar pra ver .

T:Legal,e de 2013 em diante , a gente tem tido uma nova leva de mulheres fazendo quadrinho qual é a sua opinião a respeito disso?

GDS:Hiper bacana,apoio,acho que todo mundo tem que produzir dizer o que quer ,tem que passar sua mensagem,tem que expor sua arte,não só mulheres,mas apoio todos a produzirem independente de gênero,sexo,classe social,apoio todo tipo de produção artística,principalmente no independente.

T:Legal,e também eu queria saber você tem alguma aspiração em transformar A Última Bailarina em Animação?

GDS: A Bailarina ela surgiu inicialmente de um projeto de animação , que não aconteceu,ao invés de ir pra gaveta,eu transformei em uma historía em quadrinhos ,desde as primeiras criticas ,essa relação é pedida pela galera que le que curte ,todo mundo pede tem que ser animação ,uma série animada,eu não sei no momento, estou estudando como isso poderia ser feito porque a vontade é grande eu espero que isso aconteça.

T:Legal,e também A Última Bailarina você tem a versão física e a digital , também?

GDS:Não ,só , A Última Bailarina, meu trabalho anterior Quero Dançar e o FiFo , que estou lançando aqui e na CCXP,eles em breve poderão ser encontrados no Social Comics ,uma plataforma que está granando uma força bem bacana,com títulos diferentes,que pessoas que assinam eles podem encontrar o trabalho na forma digital,no Social Comics.

T:Legal, e em relação a fazer , A Última Bailarina é um humor pos-apocaliptico,você tem interesse em trabalhar com outros gêneros,faroeste?

GDS: Sim,são muitas as ideias ,mas o que falta é tempo pra transformar isso em algo concreto,tenho bastante projetos ,ai que eu estou me organizando para serem concretizados ,para verem a luz do dia porque é um processo que ainda é complicado,eu não consigo fazer mais que 1 álbum de quadrinho por ano,eu trabalho em empresa que e um trabalho de administrador que não é relacionado com os quadrinhos que eu faço ainda,então eu preciso administrar o meu tempo da melhor forma possível,mas tem projetos diferentes ,não relacionados com A Última Bailarina que eu estou planejando pros próximos anos.

T:Legal,Obrigado.

GDS:Valeu.

Tags:

Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • YouTube Long Shadow
  • Google+ Long Shadow
Featured Posts
Posts Recentes
  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • YouTube Clean
  • Google Clean

© 2023 por Transubstanciar . Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • YouTube Clean
  • Google Clean